domingo, 13 de setembro de 2009

Análise - Hallowed Be Thy Name

Compartilhar
HALLOWED BE THY NAME
Por Doug, IMB




Hallowed é considerada por muitos uma das músicas perfeitas e logo mais entederão os motivos que não são apenas sonoros. Hallowed Be Thy Name, em inglês, significa “Santificado seja o vosso nome” da oração “Pai Nosso”.

A letra fala sobre um homem encarcerado e prestes a ser executado na forca (Gallows Pole) e em sua cela reflete sobre seu passado e representa desde esse momento como prisioneiro até a hora da sua execução, passando por momentos angustiantes, aterrorizantes, de arrepentimentos, tensão e esperanças até chegar ao fim de sua vida.A interpretação da letra se junta à melodia desde o início da música. Já na introdução temos o badalar de sinos com um conjunto de notas em um ritmo lento, representando a angústia de estar naquele lugar prestes a morrer.

I'm waiting in my cold cell, when the bell begins to chime.
Eu espero em minha cela fria, quando os sinos começam a me chamar.

Reflecting on my past life and it doesn't have much time
Reflito sobre o passado da minha vida e não tenho muito tempo

'Cause at 5 o'clock they take me to the Gallows pole,
Pois às 5 em ponto eles me levarão para á forca

The sands of time for me are running low.
As areias do tempo, pra mim, correm lentamente.

Percebam que o sino bate exatamente 20 vezes antes da música entrar com mais energia e nas palavras tônicas negritadas: Cell, Bell, Chime, Reflecting, Past, Doens’t, Time, Five, Take, Pole, Sands, Me e Low. Se pegarmos apenas essas palavras dá-se pra ter uma noção do que se ocorre com o personagem que narra a história e eu li em algum artigo sobre execuções, que se batiam 20 vezes o sino antes da execução de um prisioneiro e era assim que o povo sabia que alguém seria executado em praça pública. Fiquei curioso se esse número tem relação com algum delito mas não encontrei nenhuma informação sobre o caso. De qualquer forma, o narrador de Hallowed Be Thy Name já estava com suas horas contadas e isso lhe causava uma angústia somada ao terror de morrer mesmo que ele não tivesse medo disso anteriormente.

As the guards march me out to the courtyard,
Somebody cries from a cell "God be with you".
If there's a God then why has he let me go?

Enquanto os guardas me conduzem ao pátio
Alguém grita de uma cela: "Deus esteja com você!"
Se existe um Deus, porque ele me deixa morrer?

As I walk all my life drifts before me,
Though the end is near I'm still not sorry.
Catch my soul, it's willing to fly away.


A medida que ando minha vida passa diante de mim
E quando penso que o fim se aproxima eu não me arrependo
Guarde minha alma, pois ela está prestes a voar

Mark my words believe my soul lives on.
Don't worry now that I have gone.
I've gone beyond to see the truth.


Escreva minhas palavras, acredite, minha alma ainda vive
Não se preocupe agora que eu fui
Eu fui ao além para ver a verdade


When you know that your time is close at hand.
Maybe then you'll begin to understand,
Life down here is just a strange illusion


Quando você souber que seu tempo está contado
Talvez então você comece a entender
Que a vida aqui em baixo é apenas uma estranha ilusão

Essas são as suas últimas palavras. A conclusão que ele teve da própria vida. Percebe-se pela música que ele está muito confiante em suas palavras e a letra condiz com a melodia. Após alguns momentos que misturaram vários sentimentos o medo de morrer já não é mais motivo pra se arrepender de algo que ele veio a fazer e encontrou as verdades da própria vida e que nós entenderemos melhor isso quando for a nossa hora.A vida real vai muito além do que nós presenciamos enquanto vivos, ela é apenas uma estranha ilusão.

Ao acabar a letra, fica um vazio. Como se a história não tivesse um fim ali naquelas útimas frases. Essa parte que muitos sentem a falta é representado apenas na instrumentação e depois com apenas 1 frase.Dos 3:46 aos 5:50 há um clima tenso de suspense e uma energia acumulada durante toda a música. Os solos soam como se fosse seus últimos momentos de vida, um misto de emoções que fazem desses 2 solos dos mais amados de toda a carreira da banda. Dos 5:50 aos 6:25 a música chega a um clímax que poucas outras têm. Um solo em dueto fantástico que representa o fim da vida do personagem principal. Se alguns de vocês sentirem uma corda apertando seus pescoços nessa parte depois de ler esse texto, acreditem, é apenas uma estranha ilusão!Com o fim da música chegamos à conclusão de que o que já era premeditado aconteceu, Santificado seja o vosso nome!

De um modo mais curto e direto, Hallowed é uma viagem à mente de um condenado à morte passando por várias emoções e chegando à conclusões esperançosas de que a vida é muito mais do que nós vivos imaginamos que seja.Conhecendo apenas a música já temos um grande clásico de uma banda que dispensa comentários (ainda mais aqui na Iron Maiden Brasil). Lendo a letra e interpretando-a já podemos dar mais crétidos ao grande compositor Steve Harris. O mínimo que eu posso dizer da Hallowed é que ela foi escrita e composta em um momento único de inspiração e de certa forma a Hallowed nos faz refletir sobre muita coisa (se não quisermos ignorar certos fatos descritos na música).

A minha real visão sobre a Hallowed é que ela é a melhor composição em termos gerais da banda. Melodia ótima, solos perfeitos que se encaixam precisamente à música e no momento mais cabível possível, vocal que representa muito bem os sentimentos que a música necessita, linha de baixo sempre calvagante e soando na melhor forma possível (como verdadeiros trovões), bateria precisa e com uma pegada impressionante em todos os momentos, a atmosfera que a música nos transmite, a sensação que nos dá ao interpretar a letra juntamente à melodia e a interação que a letra tem com a melodia e o efeito que essa interação dá na música. Claro que de uma forma técnica ela não é uma música que abusa do limite dos instrumentos. Hallowed não é uma música difícil pra músicos profissionais mas também ninguém consegue tocá-la de uma maneira que passe os sentimentos da forma que Maiden fez. Espero que tenham prestado atenção e ouvido a música durante a leitura, pois imagino que quem é fã já se emocionou ao ler e terá uma nova visão sobre a música das próximas vezes que vocês a ouvirão! Espero também que quem não é tão fã pela banda, que ao ler entenda melhor os motivos pelos quais tantos fãs amam tanto essa banda!




Download do single aqui.

Um comentário:

  1. grande descrição, é quase como uma sinfonia em que cada vez que se ouve você presta atenção em algo diferente e que soma mais a emoção da compreensão desse hino.

    ResponderExcluir