Eddie, Eddie, Eddie !
Edward T. Head, ou somente Eddie como todos o chamam, é uma criatura que virou o símbolo do Iron Maiden. Ele está presente em quase tudo que é relacionado a banda e ao longo do tempo tornou-se impossível falar de Iron Maiden sem lembrar dele e vice-versa.Ele é o principal objeto de marketing e divulgação.O apelido foi dado por causa de uma piada que rolava naquela época em Londres:"Uma mulher deu à luz uma criança que não tinha braços, pernas ou tronco. Era só uma cabeça e seu nome era 'Eddie' ('the Head'). O médico disse a ela para não se preocupar, pois ele conseguiria um corpo adequado para o bom Eddie em um ano ou pouco mais. Assim, um ano mais tarde, o pai de Eddie chegou em casa no aniversário do menino e junto de toda família disse: 'Bem, hoje é seu aniversário e, garoto, temos uma surpresa para você, o melhor presente de todos!'. Ao ouvir isso, Eddie retrucou: 'Ah, não! outro maldito chapéu não!'"O corpo e seu primeiro desenho
Mas aquele era só o início da história. O grupo conheceu através de seu empresário (Rod Smallwood) o desenhista Derek Riggs, que desenhou um corpo para Eddie. Derek fez o desenho de Eddie muito antes de conhecer Rod em 1979, baseando-se em uma foto da guerra do Vietnã publicada na revista Time que mostrava um tanque vietnamita com uma cabeça de um soldado americano morto em cima dele. A cabeça já se encontrava em estado de decomposição e aparentava quase ser uma caveira.
Derek desenhou então o que seria a capa do primeiro disco da banda, porém um pouco diferente do que conhecemos. Ele guardou a imagem durante um tempo e quando ninguém se interessou por ela resolveu a deixar de lado, colocando sempre entre os últimos trabalhos a se mostrar.Derek Riggs estava prestes a jogar a imagem fora quando foi convidado a desenhar para o Iron Maiden.Lembrando que para Derek Riggs o desenho tinha o nome de 'Electric Mathew Says Hello' (Mathew Elétrico Diz Alô), portanto não foi ele quem inventou Eddie, e sim quem o deu 'vida'.
As primeiras capas
O rosto de 'Ed', seu apelido curto, só foi revelado para os fãs aos poucos. Em sua estréia, na capa do single Running Free, ele foi escondido nas sombras a pedido da banda, fazendo suspense para sua identidade visual.
Quando todos conheceram seu rosto no lançamento do primeiro álbum, não imaginavam que a imagem desenhada não tinha o resultado esperado e Derek deu uma 'recauchutada' em Eddie para alcançar um resultado definitivo. A banda achava que seu cabelo, por exemplo, era muito punk, e outros detalhes de fundo como o local onde Eddie aparece foi mais elaborado. Este atraso para adequar a imagem ao gosto da banda poderia ser outro motivo para ocultar a face de Eddie, mas tudo não passa de especulação.Sua expressão facial no primeiro álbum também é um detalhe curioso, diz a lenda que ela teria essa fisionomia para tentar imitar uma foto de Paul Di'Anno que havia caído em uma noite de bebedeira com a galera e ao se levantar assustado fez aquela cara de 'perdido no mundo'.
O 'monstro' do palco
Após sua face ser revelada, Eddie começa a aparecer 'em carne e osso' no palco. Os grandes responsáveis por isso eram o próprio Dave Lights (freqüentemente), Rod Smallwood e algumas vezes uns roadies da banda. Eles entravam no palco com uma mascara do mascote e faziam alguma brincadeira, ora com extintores de incêndio, ora com equipamentos de luz.
Com o passar dos anos, Ed foi evoluindo tanto no palco como fora dele. Após a turnê do álbum Killers a banda resolveu aumentar seu tamanho e colocou no palco o primeiro Eddie de 3 metros de altura como conhecemos hoje. Sua primeira aparição foi no vídeo clipe The Number of The Beast onde ele passeava entre os integrantes, assim como fez durante toda sua turnê de estréia (do boneco grande), a The Beast on The Road.
Para a turnê seguinte (do álbum Piece of Mind) a banda adotou mais uma novidade: a cabeça que ficava atrás do palco ganhou efeitos especiais e ficou muito maior. Desde então Eddie passou a fazer duas aparições, uma de corpo inteiro andando no palco e outra atrás da bateria, em tamanho muito maior, sempre na música Iron Maiden.
Polêmica: Eddie X Margaret Thatcher
Desde o começo, o mostrengo já tinha vocação para celebridade (e polêmica). Na capa do single Sanctuary Eddie aparecia esfaqueando a então primeira-ministra britânica Margaret Thatcher porque ela estava arrancando um pôster do Iron Maiden da parede. As reedições posteriores do disco na Inglaterra tiveram a capa censurada com uma tarja preta sobre os olhos de Thatcher.
A vingança da (ressuscitada) primeira-ministra veio na capa de Women In Uniform, onde ela espera escondida numa emboscada, pronta para metralhar Eddie. A briga desta vez foi com as feministas, que acusaram o grupo de sexismo, já que Eddie passeava de braços dados com uma enfermeira e uma colegial.
Na capa do álbum Killers, Ed aparece segurando uma machadinha cheia de sangue, enquanto alguém (supostamente uma mulher) o puxa pela camiseta. Diz a lenda que tal mulher seria Margareth Thatcher, e é bem provável que essa tenha sido a intenção.
Durante os mais de 20 anos em que foi desenhado, Eddie esteve nos mais diversos lugares, tomou as mais peculiares formas que se possa imaginar e apareceu ao lado de muita gente (Bill Gates, Bruce Dickinson e Ozzy são alguns exemplos).O mascote já apareceu, por exemplo, no Inferno lutando com o Demônio, já foi para um hospício, para o futuro, passado, foi mumificado e até virou nuvem! Todas essas diversificações renderam boas teorias sobre a trajetória do monstro, uma delas é brilhantemente mostrada através de animações em flash criadas por Val Andrade, um fanático por Iron Maiden e programação visual que resolveu criar um website e divulgar capítulos com o tema de cada álbum.
http://www.maidencartoons.com.br/port/chapters/default.asp?idioma=pt
Sua vida após a morte: novas experiências
Uma curiosidade na história de Eddie é que somente no álbum Live After Death é que foi revelado o nome completo do mascote, na lápide de sua sepultura estava escrito, juntamente com uma passagem de texto de H. P. Lovercraft: Edward T. Head (Edward A. Cabeça).
A partir da década de 90 os fãs e o próprio Iron Maiden começaram a ficar insatisfeitos com a maneira como Derek estava desenhando Eddie. O grupo começou a deixar alguns desenhos a cargo de outros artistas e em 1992, pela primeira vez, Derek não desenharia a capa de um álbum: o Fear of the Dark, feita por Melvyn Grant.
Com a saída de Bruce, a entrada de Blaze e uma nova fase surgindo, a banda quis mudar também o visual do mascote e para o X-Factor Hugh Syme criou um Eddie totalmente gerado por computador, mais humanizado e parecendo realista. A reação dos fãs foi um grande choque. Harris dizia que tudo era questão de tempo até se acostumarem, tanto com a sonoridade do álbum quanto com o novo Eddie. Ele estava certo, mas somente a respeito do álbum (que teve suas críticas amenizadas e hoje em dia já não é considerado tanto uma 'aberração' pelos fãs). Todos detestaram o novo Eddie e pediram Derek Riggs de volta.
Depois de muitos apelos a banda chamou Riggs novamente e deixou em suas mãos o visual do single Virus (uma das três capas) e da coletânea Best of the Beast, porém, agora Riggs não seria mais o desenhista exclusivo da banda.
Com a criação de um jogo de computador em que ele é o astro (Ed Hunter), Eddie passou a ter um visual 3D, a princípio gerado pela Synthetic Dimension mas depois também a cargo de outras empresas.
Esse novo Ed teve cerca de 50% de aprovação e não chegou a ser muito utilizado, assim, a partir de 2000 tivemos o 'Ed clássico' de volta tanto nas capas de álbuns como de singles, o que não quer dizer que a banda deixou de vez as animações de lado. Nos clipes de Wildest Dreams e Rainmaker, por exemplo.
Eddie é novamente feito em 3D, mas ainda sem o sucesso desejado. Parece que os fãs gostam mesmo do velho e simples desenho a mão.Outros desenhos muito bem aceitos foram os dos clipes especiais elaborados pela Camp Chaos. Em um deles (The Trooper) Ed faz algo que 90% de seus fãs sempre desejaram ver (ou fazer): decepa a cabeça de George W. Bush. Esses clipes encontram-se disponíveis somente no dvd Visions of The Beast que por sinal, tem outro 'Eddie virtual' em 3D, diferente de todos os anteriores e bem ao estilo "T-1000".
Eddie vai te pegar!
Hoje em dia o mascote já é praticamente algo à parte da banda, virou jogo, boneco de brinquedo, brinde, enfeite, motivo de sites, revistas, pesquisas, fã-clubes, merchandising e recentemente teve até uma participação como segurança da banda ABBA em um clipe! Portanto, não estranhem se mais cedo ou mais tarde ele aparecer como candidato a presidência de algum país... alguém duvida?
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DEREK RIGGS FALA SOBRE EDDIE
Riggs é o criador de Eddie e quem desenhou a maioria das capas do Maiden
Fonte: Whiplash
Riggs é o criador de Eddie e quem desenhou a maioria das capas do Maiden
Fonte: Whiplash
Nos anos 70, ele era uma caveira que ficava acima do baterista. “Tinha olhos vermelhos que piscavam e cuspia sangue falso em cima dele,” relembra o baterista Nicko McBrain.
Quando o Iron Maiden lançou seu primeiro álbum em 1980, não havia dúvida de quem estaria na capa – Eddie, desenhado pelo artista britânico Derek Riggs. Aqui, ele fala ao Revealed sobre o demônio que fez dele famoso.
Quando você começou a desenhar o Eddie, nos anos 70, você imaginou que ele iria se tornar um personagem tão famoso e amado pelos fãs do Maiden?
Derek Riggs: "Assim que terminei a primeira figura do Eddie, eu encostei na cadeira e pensei 'esse desenho vai me fazer rico e famoso'... e então eu pensei 'não seja idiota', e fui pegar um café"."Mostrei-o ao meu empresário, que me devolveu com uma careta, dizendo 'não achamos que esse desenho seja muito comercial'"."Comecei a mostrar meu portfólio aos diretores de arte de gravadoras, que normalmente se escondiam de medo, quando o viam. Uma vez, um diretor de arte me expulsou de seu escritório porque ele não achava que era uma capa apropriada para um álbum de rock. Ele apontou para um desenho na parede, que para ele, era uma capa de rock ideal: era uma pintura de uma garçonete usando mini-saia, se curvando de modo que você conseguia ver sua calcinha"."Um outro sugeriu que eu fosse cortar meu cabelo e desenhasse coisas mais normais, porque eu 'parecia um esquisitão, ou deficiente mental', e que eu deveria parar de desenhar aquelas coisas e deveria fazer terapia"."O desenho não despertou interesse de ninguém por um ano e meio, antes do Maiden pedir para ver meu portfólio. Eu juntei as coisas e pensei se deveria levar aquele desenho também, porque ele só tinha me prejudicado até ali. Eu meio que pensei 'bom, e daí?' E o coloquei junto com o resto das coisas. Então agora eu sou um pouco famoso, mas ainda não sou rico...”.
"Essa história e muitas outras são contadas com mais detalhes no meu livro 'Run for Cover, the Art of Derek Riggs', que está disponível exclusivamente através do meu site: www.derekriggs.com. O livro também traz um monte de desenhos legais e horríveis".
Você sente alguma conexão pessoal com Eddie, como se ele fosse sua criação, quase seu filho? Ás vezes você se sente como um pai orgulhoso?
Derek Riggs: "Eu não sou pai do Eddie, ele é apenas um desenho que eu fiz um dia e que acabou dando certo. Nunca tive intenção de ficar desenhando aquela coisa por vinte anos. Eu nem mesmo queria fazer desenhos de horror, sempre fui mais interessado em ficção científica, mas não podia pintar aquelas naves espaciais idiotas. Eu costumava desenhar naves espaciais bem bizarras (elas são feitas por aliens, certo?), e então os diretores de arte mostravam algo feito por outra pessoa e diziam 'naves espaciais não são desse jeito... elas são assim'. Então eu percebi que ilustração de ficção científica não era tão criativa ou original, como parecia. Aí eu caí fora e fui tentar fazer capas de discos".De onde veio a inspiração para as mais variadas formas do Eddie?
Derek Riggs: "As várias formas do Eddie foram normalmente originadas da direção em que a banda gostaria de ir, naquele momento. Um ano o tema foi egípcio, depois ficção científica, e assim por diante. Normalmente os detalhes do que vinha depois eram meus. Eles só me davam a direção e me deixavam livre para criar. Na maioria das vezes, o resto do conteúdo era idéia minha, apesar de que às vezes eles tinham idéias mais detalhadas do conteúdo do desenho, como a capa do 'Piece Of Mind', que foi idéia do Steve. Muitas das outras coisas, detalhes e tal, eu costumava criar enquanto desenhava. Às vezes eu simplesmente enjoava e mudava ele, só pra ter o que fazer".
Qual é o seu Eddie favorito, e por que?
Derek Riggs: "Gosto do Eddie Clairvoyant, porque é complemente maníaco. Eu não o planejei daquele jeito. A música era sobre clarividência (ver o futuro), e eu comecei com uma idéia de algo como o deus romano Jano, que eu acho que tinha duas faces, e então eu dei a Eddie três faces (passado, presente e futuro), mas eu não conseguia ajustar o rosto quando a boca estava aberta, então no desespero, eu apaguei as partes entre suas mandíbulas (as bochechas) e ficou tão maluco que eu deixei daquele jeito".
Há citações de você dizendo que a idéia para o Eddie foi baseada em uma imagem de uma cabeça decapitada que você viu em um documentário na televisão sobre a Batalha de Guadalcanal, na Segunda Guerra. Isso é correto?
Derek Riggs: "Não, isso é uma asneira total. Não há citações minhas dizendo isso porque eu nunca disse nada parecido com isso. É uma citação completamente errada. E também, do ponto de vista dos fatos, é completamente errado"."Eu queria fazer um desenho de uma figura em decomposição, semi-esquelética, nas ruas de Londres, mas eu precisava de algum material como fonte, porque eu realmente não sabia como uma cabeça humana se decompõe"."Então me lembrei de uma montagem de fotos que eu tinha feito nos anos 70, quando estava na escola. Parte dessa montagem era uma fotografia de uma cabeça em decomposição que tinha ficado presa em um tanque. Essa foto estava na revista Time e a legenda dizia que era a cabeça de um soldado americano que ficou presa em um tanque vietnamita. Muitos anos depois, encontrei a mesma foto em uma coleção da Time Photos. A legenda dizia que era a cabeça de um soldado inglês em um tanque Nazista. Então agora eu acho que a foto não era nada mais do que um pouco de propaganda política de guerra. De qualquer forma, eu usei essa foto como referência para desenhar a cabeça do monstro.
Eddie não foi inspirado pela foto; usei a foto como referência para o desenho. O desenho foi inspirado pelo movimento punk rock inglês no final dos anos 70. Eles tinham meio que essa filosofia da rua, sobre como a juventude da época estava sendo desperdiçada e jogada no lixo. Foi uma tentativa de representar essa idéia visualmente. Mas eu não conseguia vendê-la aos punks, eles ficavam com muito medo".
Você acha que ele envelheceu bem? O Eddie de hoje é tão poderoso e atrativo como os antigos?
Derek Riggs: "Apenas os que eu desenhei. Os Eddies de outras pessoas são meio toscos. Todos falam como se pudessem desenhá-lo, mas quando chega a hora, falham. E isso é porque eles falam demais, mas eu sou o único que vai lá e faz"."Minhas ilustrações venderam mais produtos do que Walt Disney. Eddie vendeu mais do que Mickey Mouse. Eu já vendi mais pôsteres do que o presidente dos EUA em ano de eleição. Muitas das idéias 'originais' de fantasia que você vê nos filmes e na televisão foram roubadas diretamente do meu site e de trabalhos publicados meus. Tenho a idéia e alguém simplesmente vai lá e rouba. Fico um pouco cansado de ver minhas idéias sendo usadas por outras pessoas que não têm criatividade própria, mas apenas um grande orçamento para um filme. Ei, dê a MIM o grande orçamento para um filme e veja o que acontece. E parem de roubar do meu site. Ladrões".
Sendo um demônio, como é Eddie? Você deu uma personalidade a ele?
Derek Riggs: "Olha, Eddie é um desenho. Ele não tem uma personalidade, ele não come, não dorme, não rosna e não morde. Ele não acredita em nada, não é a favor de nada e não é contra nada. Ele é um desenho... certo?” ·
Quais são algumas das maiores idéias erradas que as pessoas têm sobre o Eddie?
Derek Riggs: "Que ele é uma pessoa real, com personalidade. Que de alguma forma, eu seja daquele jeito, que ele seja meu alter ego. Bom, ele não é. Ele é só um desenho que eu fiz um dia e meio que ficou 'grudado' em mim. Ele meio que me segue, como o monstro de Frankenstein. E vocês acham que tem problemas com perseguidores".
Você parou de trabalhar para o Iron Maiden há algum tempo. Foi difícil se separar da sua criação?
Derek Riggs: "Não, na época em que parei de trabalhar pra eles, eu já estava mesmo com o saco cheio de desenhar o Eddie. Eu realmente queria fazer outra coisa. Eu poderia ter feito um grande estardalhaço por causa dos direitos sobre o personagem, mas eu não queria mais desenhá-lo e não o utilizaria pra mais nada mesmo. Além disso, ele era parte da essência nos negócios do Maiden, e não é da minha natureza prejudicar as pessoas desse jeito. Então eu simplesmente deixei de lado e segui em frente".
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Dá raiva do Derek de como ele trata o Eddie. Ele se acha demais, e nunca trabalha com paixao pelo o que faz. Ele tem talento, agradeço á ele por criar nosso Eddie, mas esse "pouco caso" acaba com ele!
ResponderExcluirCara, não concordo completamente contigo. Até algum tempo atrás também pensava assim, mas depois que entrei no site do Derek e li todos os comentários deles em todas as ilustrações do Maiden que ele fez, acho que entendi um pouco da frustação dele. Ainda vou traduzir esses comentários e colocar aqui no blog, tem coisas bem interessantes. É verdade que ele começou a se cansar do Eddie, tanto que no 7th Son ele nem quis desenhar o Eddie inteiro, por isso fez só do abdomen pra cima (você conhece a capa). Mas também é verdade que os produtores do Maiden foram grandes filhos da puta em relação ao cara. O fato é que desenhistas e designers em geral são muito pouco valorizados, e o Derek não foi excessão. Os caras solicitavam um desenho grande com o prazo de DIAS, as vezes pro dia seguinte, como conta o próprio no site. E vem cá, fazer uma ilustraçao pro IRON MAIDEN em questão de alguns poucos dias é pressão demais, você não acha? Ainda mais quando você ainda é desconhecido e tá tentando fazer seu nome. Além disso, algumas vezes pagaram muito mal o cara, basicamente se aproveitavam dele. E acho que você vai concordar quando eu digo que as ilustrações do Derek não deveriam valer pouco né? Porra, o cara CRIOU o que veio a ser o maior símbolo do Heavy Metal depois dos horns do Dio.
ExcluirNo lugar do Derek acho que teria feito a mesma coisa, pelo menos é o que penso.
O grande lance é que as pessoas começaram a espalhar essa ideia de que o Derek é um grande filho da puta. E cara, não tô dizendo que concordo 100% com o que ele diz e faz, mas é preciso ouvir os dois lados da história.