sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Análise - Sign Of The Cross

Compartilhar
SIGN OF THE CROSS
Por Carol , IMB


Nome da Faixa: The Sign Of The Cross - O Sinal da Cruz. (Harris)
Album: The X-Factor - Faixa 01
Esse é o primeiro trabalho do Iron Maiden com Blaze Bayley no vocal. Faladíssimo e criticadíssimo, The X Factor mostra um Maiden com um direcionamente mais sombrio em suas músicas. E no que diz respeito a Bayley; ele não é vocalista para cantar numa banda como Iron Maiden que tem como uma de suas carácterísticas principais o vocal potente de Bruce. Iron Maiden sem Bruce, não é Iron Maiden, porém, nas interpretações das músicas que originalmente gravou, Bayley mostra ser um bom cantor, modesto, porém interpreta bem a letra e tem uma voz bem original.


Letra Original:

Eleven saintly shrouded men
silhouettes stand against the sky
one in front with a cross held high
come to wash my sins away

Standing alone in the wind and rain
feeling the fear that is growing
Sensing the change in the tide again
brought by the storm that is brewing
Feel the anxiety hold off the fear
some of the doubt in the things you believe
Now that your faith will be put to the test

nothing to do but await what is coming
Why is then God still protecting me
even when I don't deserve it?
Though I am blessed with an inner strenght
some they would call it a penance
Why am I meant to face this alone
asking the question time and again
Praying to God won't keep me alive
Inside my head feel the fear start to rise...

They'll be saving their prayers when the moment comes
there'll be penance to pay when it's judgement day
And the guilty'll bleed when that moment comes
they'll be coming to claim, take your soul away

The sign of the cross
The name of the rose
A fire in the sky
The sign of the cross

They'll be coming to bring the eternal flame
They'll be bringing us all immortality
Holding comunion so the world be blessed
my creator, my God, lay my soul to rest

The sign of the cross
The name of the rose
A fire in the sky
The sign of the cross


Lost the love of heaven above
Chose the lust of the earth below
Eleven saintly shrouded menCame to wash my sins away


Tradução

Onze homens santos com mantos
Silhuetas paradas contra o céu
Um na frente com uma cruz levantada
Vêm para limpar meus pecados

Esperando sozinho no vento e chuva
Sentindo o medo que cresce
Sentindo a mudança das marés novamente
Trazida pela tempestade que está se formando
Sinta a ansiedade, segure o medo
Algumas das dúvidas nas coisas que você acredita
Agora que sua fé será posta em teste
Nada a fazer a não ser esperar o que vem

Porque então está Deus me protegendo
Mesmo quando eu não o mereço
Acho que fui abençoado com uma força interior
Alguns podem dizer que é uma penitência
Porque eu devo enfrentar isso sozinho?
Perguntando a hora da pergunta
Rezando a Deus que não me deixe vivo
Dentro de minha cabeça sinto
o medo começar a nascer...

Eles estarão dizendo suas preces
quando o momento chegar
Haverá penitências a pagar
quando for o dia do julgamento
E os culpados irão sangrar
quando o momento chegar
Eles estarão vindo para reclamar,
levar sua alma

O sinal da cruz
O nome da rosa... um fogo no céu
O sinal da cruz

Eles estarão vindo para trazer a chama eterna
Eles estarão nos dando a todos imortalidade
Dando a comunhão
de forma que o mundo seja abençoado
Meu criador, meu Deus deixará
minha alma descansar

O sinal da cruz
O nome da rosa... um fogo no céu
O sinal da cruz

Perdi o amor pelo paraíso lá em cima
Escolhi a luxúria da terra aqui embaixo
Onze homens santos com mantos
Vêm para limpar meus pecados




Sign Of The Cross, inicia-se com cantos gregorianos que aparecem outras vezes no decorrer da música, e lentamente cria uma atmosfera tensa e sombria, de repente estoura em versos rápidos e fortes. Apresenta excelentes solos de guitarra de ambos os guitarristas e mostra também várias quebras de tempo e rítmo. O meio da canção tem um longo instrumental que parece muito com a 'Phanton of the Opera'. Esta canção não pode ser descrito como algo que não seja uma Obra Prima!O início da música diz 'Onze homens santos com mantos' tem sido objeto de polêmica. Quem são esses homens? A quantidade também não é clara. 'Um na frente com uma cruz erguida' ele é o décimo segundo homem ,ou é parte dos onze? Alguns alegam que eles são os apóstolos, menos Judas Iscariot que havia suicidado.

'Seis santos homens encapuçados se movem lentamente pelo gramadoO sétimo anda em frente com uma cruz erguida na mão'

O primeiro verso mostra o narrador "Esperando sozinho no vento e chuva sentindo o medo que cresce" . Parece razoável supor, dado o tema da canção, que está "vindo a lavagem [seus] pecados ", e ele sabe que sua fé "será posto à prova".

Outro indício de que esta história pode ser a de um homem frente à tortura nas mãos da Inquisição* é que essa abominação cujas extorsões e crueldade em larga escala só foram combinados na Europa Ocidental pelos nazistas no século 20. Sob tal tormento, o narrador está se perguntando "por que então Deus é ainda a minha proteção”, mesmo “quando não o conheço”, mostrando que ele reconhece que tem dúvidas sobre suas próprias crenças e que ele não é digno de uma proteção divina.


Esta é também uma declaração de renúncia ao seu destino, como ele é "abençoado com uma força interior, alguns iriam chamá-lo de uma penitência". Lá, ele parece considerar ser incapaz de morrer, apesar da dor que sente, é na verdade uma "penitência", mas não é que depois de tudo o que está sobre a vida em geral? De qualquer forma, suas dúvidas incluem ainda a certeza de que "orar a Deus não vai mantê-lo vivo". Na verdade, a oração nunca foi conhecida por fazer nada de concreto, ou o mundo seria um lugar muito mais agradável.

"Eles estarão dizendo suas preces quando o momento chegar" Esses "santos homens encapuçados" vão rezar quando a situação começar, e eles vão rezar de novo "quando é o dia do julgamento", como o narrador parece convencido de que eles estão condenando-o que ele é inocente de qualquer crime grave - não é certamente o de heresia - e que eles são os culpados, que vai "sangrar quando o momento chegar", considerando que ele será perdoado e "Deus vai levar [sua] alma para descansar ". Este é, provavelmente, o que as vítimas da Inquisição*, sentiram quando subiram na fogueira para serem queimados por uma heresia que eles estavam convencidos de que não haviam cometido.

Sobre o Refrão;

A ligação com o excelente livro - e não menos excelente filme - 'Nome da Rosa' reside talvez no refrão: "O sinal da cruz, o nome da rosa", mas esta parece ser a única semelhança com o romance de Umberto Eco (ou com filme de Annaud para essa matéria!). O fogo "no céu" é, provavelmente, ainda que de uma participação de gravação, cujos conflagração luzes no céu. Em qualquer caso, se essa música pode despertar um interesse na história clássica, então terá conseguido mais do que ser simplesmente uma obra-prima musical!


As últimas linhas são, contudo, bastante intrigantes: "Perdeu o amor do céu, escolheu a luxúria da terra aqui embaixo". Poderia ser este uma referência ao filme/romance 'O Nome da Rosa', onde Adso, o jovem monge narrador da história, tem um encontro sexual com uma jovem mulher (que mais tarde o tentou por feitiçaria para que ele se apaixonasse, apesar de ele não poder ficar com ela - mas ele nunca vai se esquecer dela!), o que significa que ele violou seus votos de abstinência como um padre? Isto poderia confirmar que o homem da 'história Sign Of The Cross "é na verdade um membro de uma ordem religiosa, um crente que enfrenta suas dúvidas. Todos temos convicções na vida e, às vezes, eventos que acontecem severamente Dentre estas convicções, mesmo ao ponto de destruí-los totalmente. Tudo o que são, então, é o medo da incerteza do que está por vir.


O FILME: O Nome da Rosa - The Name of the Rose [1986]1327:
depois de uma misteriosa morte em uma aladeia beneditina, os monges estão convencidos de que o apocalipse está chegando. Com a Abadia de jogar o anfitrião a um Conselho sobre a Ordem Franciscana da crença de que a Igreja deveria livrar-se da riqueza, Guilherme de Baskerville, um monge franciscano respeitado, é solicitado para ajudar a determinar a causa da morte prematura. Infelizmente, ocorrem mais mortes que a investigação se aproxima a descobrir o segredo da Abadia quer escondido, e não há nenhuma parada finalmente a Santa Inquisição de tomar uma mão ativa no processo. William e sua jovem noviço corrida contra o tempo para provar a inocência do acusado injustamente e evitar a ira de Santo Inquisidor Bernardo Gui.


O Nome da Rosa [1980]

Junto com seu aprendiz Adso de Melk, o monge franciscano William de Baskerville viagens para uma abadia onde um assassinato foi cometido. Como a trama se desenrola, várias outras pessoas morrem misteriosamente. Os protagonistas exploram uma biblioteca medieval labiríntica, e tem de enfrentar o poder subversivo do riso, e vem a frente com a Inquisição*. É principalmente a esquerda enorme poder de William da lógica e da dedução para resolver os mistérios da abadia.(*) A Inquisição foi uma instituição dentro da Igreja Católica Romana, carregado com a erradicação da heresia, às vezes por meios violentos.


The Sign Of The Cross, está presente no set list do Rock in rio de 2001, muito bem apresentada na voz de Bruce Dickinson:

E na versão estúdio na voz de Blaze:


Fontes:

http://vagalume.uol.com.br/iron-maiden/sign-of-the-cross.html

http://www.youtube.com

http://www.ironmaidencommentary.com/?url=album10_xfactor/commentary10_xfactor&lang=eng&link=albumshttp://whiplash.net/materias/cds_users/047388.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário