segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Análise - The Fallen Angel

Compartilhar

THE FALLEN ANGEL

Por Didi, IMB

The Fallen Angel
Smith/ Harris
Brave New World, 2000

Letra

Azazel is besides you
and he's playing a game.
Demons are inside you and they are making a prayer
Watching on their hiding as they wait for the time
For the devil to get ready and take over heaven

You and only god will know
What can be done?
you and only god will know
I am the only one.
You and only god will know
What can be done?
you and only god will know
I am the chosen one.

Could it be it's the end of the world?
All the things that we charish and Love
Nothing left but to face this all of my own
cause I am the chosen one.

Beaten Fallen angel
but I've risen again
and the power is inside me
I've decided to pray
He's awake for armageddon
and he's coming my way
it's an honor to be chosen
And awaken from the dead

Tradução

O Anjo Caído

Azazel está perto de você e ele está fazendo alguma coisa
Demônios estão dentro de você e estão fazendo alguma coisa
Eles observam e se escondem ao esperarem pela hora certa
Para um diabo se preparar e possuir sua mente

Você e apenas Deus saberiam o que poderia ser feito
Você e apenas Deus saberão que eu sou o único
Você e apenas Deus saberiam o que poderia ser feito
Você e apenas Deus saberão que eu sou o escolhido

Será possível, é o fim do nosso mundo?
Todas as coisas que apreciamos e amamos
Nada mais além de encarar tudo isso por mim mesmo
Porque eu sou o escolhido

Será possível, é o fim do nosso mundo?
Todas as coisas que apreciamos e amamos
Nada mais além de encarar tudo isso por mim mesmo
Porque eu sou o escolhido

Ora um derrotado anjo caído, mas eu reapareci
E o poder está dentro de mim, eu decici rezar
e espero pelo Armagedom, que virá como eu quero
É uma honra ser escolhido e espero pelo dia

Admirável Mundo Novo (Brave New World na versão original em língua inglesa) é um livro
escrito por Aldous Huxley e publicado em 1932 que narra um hipotético futuro onde as pessoas são pré-condicionadas biologicamente e condicionadas psicologicamente a viverem em harmonia com as leis e regras sociais, dentro de uma sociedade organizada por castas. A sociedade desse "futuro" criado por Huxley não possui a ética religiosa e valores morais que regem a sociedade atual. Qualquer dúvida e insegurança dos cidadãos era dissipada com o consumo da droga sem efeitos colaterais chamada "soma". As crianças têm educação sexual desde os mais tenros anos da vida. O conceito de família também não existe.

Voltando ao título da música, The Fallen Angel, assusta um pouquinho, pois todo mundo sabe que o Anjo Caído nada mais é o próprio Diabo.

Anjo caído


Na teologia protestante e católica, o Anjo Caído ou Anjo Decaído é um anjo que cobiçando um maior poder, acaba se entregando "às trevas e ao pecado". O termo "anjo caído" indica que é um anjo que caiu do Paraíso. O Anjo Caído mais famoso é o próprio Lúcifer, também conhecido como Satanás ou Diabo. A idéia de anjos caídos fornece a explicação para a existência do inferno e de demônio na religião católica


Os Anjos Caídos são bastante comuns em histórias de conflitos entre o bem e o mal.Junto com Lúcifer, vários anjos caídos se instalaram na terra, pois tinham livre acesso ao inferno e a Terra. Segundo a Bíblia, há textos que afirmam vários deles terem procriado com humanos e dado origem a uma nova raça chamade de neefilins (ou mais conhecidos como Hibrídos). Cogita-se também que eles tenham sumido após o Grande Dilúvio, que teria sido produzido justamente com essa intenção, porém, por causa de suas passagem diretas inferno-terra, se salvaram e continuam aqui.


É importante lembrar que são nove os anjos caídos mais conhecidos, e que nem todos são malignos como muitos dizem. Dos nove anjos caídos:


• Três dos anjos foram expulsos por grandes ambições;
• Dois por amar;
• Um por ter ajudado Lúcifer a conseguir o poder: Azazel (citado na música)• Um não se sabe a razão, acredita-se que ele foi expulso simplesmente por ter ajudado Lúcifer no início da revolta.

Azazel :

O nome de Azazel (como poder sobrenatural) significa "deus-bode". Na demonologia mulçumana, Azazel é a contraparte do demônio que refusou a adorar Adão ou reconhecer a supremacia de Deus. Seu nome foi mudado para Iblis (Eblis), que significa "desespero". Em Paraíso Perdido (I, 534), Milton usa o nome para o porta bandeiras dos anjos rebeldes.

Azazel é assim o destino do bode expiatório que carregava os pecados de Israel para o deserto no Iom Kipur (Lev. 16). Dois bodes idênticos eram selecionados para o ritual. Um era escolhido, por sorteio, como oferenda a Deus, e o outro era enviado para Azazel, no deserto, para ser lançado de um penhasco. O sumo sacerdote recitava para o povo uma confissão de pecados sobre a cabeça do bode expiatório, e uma linha escarlate era enrolada, parte em volta de seus chifres, parte em volta de uma rocha no topo do penhasco. Quando o bode caía, a linha tornava-se branca, indicando que os pecados do povo haviam sido perdoados. Embora a palavra Azazel possa se referia a um lugar, ou ao bode, também foi explicada como sendo o nome de um demônio. Os pecados de Israel estariam, pois, sendo devolvidos à sua fonte de impureza. Os cabalistas viam no bode um suborno às forças do mal, para que Satã não acusasse Israel e, ao contrário, falasse em sua defesa. Azazel é também o nome de um anjo caído.

Texto do "Dicionário Judaico de Lendas e Tradições" de Alan Uterman. http://mortesubita.org/demonologia/demonios/demoniopedia/azazel/view


O que vem a seguir é apenas a minha humilde análise emocional da música.

Assim como o livro Brave new world “previa” uma sociedade caótica e moderna, creio que o que vivemos hoje não é muito diferente disso. Meu carinho especial por The Fallen Angel, começou pois ela trata exatamente do bom e do mal que existe dentro de cada um.Todos nós temos um Azazel nos dizendo “faça o errado!”. “Faça o que te dar prazer!”. Seja egoísta. Se você não se colocar em primeiro lugar, ninguém mais o fará. Portanto, passe por cima das pessoas insignificantes. O tempo todo nós estamos em conflito com o que queremos, o que é aceitável aos olhos da sociedade e o que realmente importa.


Vejo a letra como tomar a ciência disso, e mostrar uma reflexão. Se eu sou único, se eu sou o escolhido, pelo mal, podemos destruir o nosso mundo, as “coisas” que amamos. COISAS não pessoas. Mundo materialista..que novidade hein? O ser humano se sente muito mais tocado por às vezes perder seu carro, seu computador, sua casa, do que seus amigos,
namorados e a fim. É a velha história de “só me preocupo quando mexem no meu bolso”.

A ambição pode destruir tudo o que já foi criado. E só nos resta mesmo, esperar pelo dia, tentar renascer, ter o coração bom e preparado para morrer da própria ambição, ou pela glória e poder.
Além disso, o livro foi escrito em 1932, a música lançada em 2000. E eu acho que se parece muito com o rumo que mundo deve tomar nos próximos 50 anos. “A sociedade desse "futuro" criado por Huxley não possui a ética religiosa e valores morais que regem a sociedade atual.

Qualquer dúvida e insegurança dos cidadãos era dissipada com o consumo da droga sem efeitos colaterais chamada "soma". As crianças têm educação sexual desde os mais tenros anos da vida. O conceito de família também não existe.”


Crianças já geram crianças. Pais divorciados, mães solteiras. Falta de crença em Deus. Ninguém é de ninguém. O homem faz por si mesmo...sem medir as conseqüências. Aquecimento global, bomba atômica e armas nucleares.

Melodia Fantástica! O Nicko arrebenta! E a música ajudou a eleger o Brave como o meu cd preferido. Bom, é isso mesmo. É uma música que se não me engano só tocou na Argentina, muita gente desconhece, mas pra mim é como uma jóia perdida dentre tantos clássicos e merece ser ouvida com atenção!

Um comentário:

  1. acho que a musica se refere ao anticristo citado no apocalipse isso fica evidente pela repetição do "eu sou o escolido"

    ResponderExcluir