sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Análise - Fot The Greater Good Of God

Compartilhar

FOR THE GREATER GOOD OF GOD
Por Rauan, IMB



For the Greater Good of God (Harris)
CD: A Matter of Life and Death, faixa 8
Tempo: 9:24 minutos



LETRA ( For The Greater Good of God )


Are you a man of peace
Or man of holy war
Too many sides to you
Don't know wich anymore
So many full of life
But also filled with pain
Don't know just how many
Will live to breathe again

A life that's made to breathe
desctruction of defense
A mind thats vain corruption
Bad or good intent
A wolf in sheeps clothing

Or saintly or sinner
Or some that would believe
A holy war winner

They fire off many shols
and many parling blows
Their actions beyond a reasoning
Only god would know
And as he lies in heaven
Or it could be in hell
I feel he's somewhere here
Or looking from below
But I don't know, I don't know

Please tell me now what life is
Please tell me now what love is
Well tell me now what war is
Again tell me what life is

More pain and misery in the history of mankind
Sometimes it seems more like
the blind leading the blind
It brings upon us more famine, death and war
You know religion has a lot to answer for

Please tell me now what life is
Please tell me now what love is
Well tell me now what war is
Again tell me what life is




And as they search to find the bodies in the sand
They find its ashes that are
Scattered acros the land
And as their spirits seem to whistle in the wind
A shot is fired somewhere another war begins

And all because of it you'd think
That we would learn
But still the body count the city fires burn
Somewhere ther's someone dying
In a foreign land
Meanwhile the world is crying stupidity of man
Tell me why, tell me why

Please tell me now what life is
Please tell me now what love is
Well tell me now what war is
Again tell me what life is

Please tell me now what life is
Please tell me now what love is
Well tell me now what war is
Again tell me what life is

For the greater good of god

Please tell me now what life is
Please tell me now what love is
Well tell me now what war is
Again tell me what life is

Please tell me now what life is
Please tell me now what love is
Well tell me now what war is
Again tell me what life is

For the greater good of god

He gave his life for us he fell upon the cross
To die for all of those who never mour his loss
It wasn't meant for us to feel the pain again
Tell my why, tell me why



TRADUÇÃO ( Pelo Bem Maior de Deus )

Será você um homem da paz
Ou um homem da guerra santa
Há muitos lados para se escolher
Não sei mais qual deles tomar
Tantas pessoas cheias de vida
Mas também cheios de dor
Não sei quantos irão viver
Para respirar novamente

Uma vida que foi feita para respirar
Destruição da defesa
Uma mente que se envaidece na corrupção
Boas ou más intenções
Um lobo em pele de cordeiro
Ou santo ou pecador
Ou alguém que acreditaria
Um vencedor da guerra santa

Eles disparam tantos tiros
E fazem tantos ataques
As atitudes deles estão além da compreensão
Apenas Deus saberia
E enquanto ele se encontra no Paraíso
Ou seria no Inferno
Eu sinto que ele está aqui em algum lugar
Ou então está me olhando de baixo
Mas eu não sei, não sei

Por favor me diga agora o que é a vida
Por favor me diga agora o que é o amor
Ora, me diga agora o que é a guerra
Novamente me diga o que é a vida

Mais dor e miséria na história da humanidade
As vezes mais parece que
O cego está guiando o cego
Isso nos impõe mais pestilência, morte e guerra
Você sabe, a religião tem muito a que responder

Por favor me diga agora o que é a vida
Por favor me diga agora o que é o amor
Ora, me diga agora o que é a guerra
Novamente me diga o que é a vida

E enquanto eles procuram achar os corpos sob a areia
Eles encontram suas cinzas
Espalhadas pela terra

E enquanto seus espíritos parecem assobiar junto ao vento
Um tiro é disparado em algum lugar, outra guerra começa

E mesmo com tudo isso você pensou
Que nós iríamos aprender algo
Mas a contagem de corpos continua, a cidade está em chamas
Em algum lugar há alguém morrendo
Numa terra estrangeira
Enquanto isso o mundo chora pelo estupidez do homem
Me diga porque, me diga porque




Por favor me diga agora o que é a vida
Por favor me diga agora o que é o amor
Ora, me diga agora o que é a guerra
Novamente me diga o que é a vida

Por favor me diga agora o que é a vida
Por favor me diga agora o que é o amor
Ora, me diga agora o que é a guerra
Novamente me diga o que é a vida

Pelo bem maior de Deus

Por favor me diga agora o que é a vida
Por favor me diga agora o que é o amor
Ora, me diga agora o que é a guerra
Novamente me diga o que é a vida

Por favor me diga agora o que é a vida
Por favor me diga agora o que é o amor
Ora, me diga agora o que é a guerra
Novamente me diga o que é a vida

Pelo bem maior de Deus

Ele deu sua vida por nós, ele caiu perante a cruz
Para morrer por todos aqueles que nunca lamentaram sua perda
Não fomos destinados a sentirmos tal dor novamente
Me diga porque, me diga porque

“A religião é vista pelas pessoas comuns como verdadeira, pelos sábios como falsa, e pelos governantes como útil”Seneca, filósofo romano.

Uma musica que fala sobre o fundamentalismo e o fanatismo religioso, é uma típica, longa musica épica feita por Harris com introdução lenta e dueto de guitarra e baixo, podemos encontrar uma coisa rara em musicas do Iron que é o teclado em string bem de fundo, Bruce canta sobre uma base de mi-ré-sol-dó. Depois a musica explode com as baterias de Nicko, e Bruce canta seguindo a guitarra, existe uma parte repetitiva “can you tell me what life is etc" que para algumas pessoas é chata para outras como eu é viciante e me faz querer cantar o dia inteiro. A letra em si crítica as visões religiosas e o que esse fanatismo pode causar, resumindo, Steve quer dizer que as pessoas seguem as escrituras e ensinamentos da religião se tornando seres cegos capazes de ser uma força destrutiva e incontrolável não seguindo nada mais, além disso, ou seja, “A razão é o pior inimigo da fé”.

A musica começa com uma critica para os pregadores (“Are you a man of peace, Or man of holy war”) que incentivam a desconfiança e muitas vezes o ódio de pessoas que não seguem a mesma fé, ou mesmo as que não têm fé em tudo! Depois mostra que o ser humano tem muitos lados para escolher em relação a religião (“Too many sides”). O escritor iluminista Voltaire que muito bem colocou isso em uma de suas frases “aqueles que podem fazer você acreditar em absurdos podem fazê-lo cometer atrocidades” e o difícil é que as atrocidades realizadas em nome da religião é para o bem maior de Deus “For The Greater Good of God” como mostra o refrão da musica.

A musica lembra que a religião é dada para espalhar mensagens de amor, mas mostra que não podemos esquecer que está mesma religião causa guerras trazendo ódio, dor e morte, temos mais uma frase de Voltaire, que foi uma grande inspiração de Steve para a criação da musica, "pensar por si mesmos e deixar que os outros desfrutar do privilégio de fazê-lo também", ou seja, viver e deixar viver.

Talvez as maiores expirações de Harris fossem o Judaismo, cristianismo e islamismo que são as causadoras dos maiores massacres envolvendo religião, mas todos os massacres fora pela glória dos seus Deuses, e sempre derramando sangue e matando pessoas inocentes. É claro que outras religiões também causam essas guerras algumas usando o próprio Deus para poder enganar seus seguidores.

Em uma parte da musica ele diz, um lobo em pele de cordeiro, “A wolf in sheeps clothing” aqui ele provavelmente se refere aos pregadores que se infiltram no povo que no caso são ovelhas, e usam a palavra Deus a seu favor. Um exemplo de pessoa que utilizou desse método foi George W. Bush, as ovelhas eram todos que acreditavam nele, e ele utilizava o terrorismo como outros religiosos usam o inferno como castigo por não seguir o que ele diz, o mesmo método usado pelos religiosos.

Concluímos então que está musica reflete sobre a emergência atual de uma era fundamentalista, onde o “Bem maior de Deus” parece ser mais importante que a do povo. A ultima parte da musica nos lembra um dos principais Credos da Igreja Cristã, que um homem chamado Jesus, cuja existência histórica é contestada. Morreu. Para todos aqueles que nunca choram a sua perda "for all of those who never mourn his loss" como diz a canção, não fomos destinados a sentir tal dor novamente "it wasn't meant for us to feel the pain again" mas isso era sem a natureza humana, cheia de violência vingativa, e incapaz de viver em paz. O rebanho como conceito incorporado pela frase “o senhor é meu pastor”, em seguida mostra o seu significado e faz com que o homem se torne o lobo do homem (frase de alguém q não lembro) só que aqui as ovelhas são perigosas.

Referencias

http://www.ironmaidencommentary.com/?url=album14_amolad/commentary14_amolad&lang=eng&link=albums#track8http://whiplash.net/indices/cds_users.htmlhttp://ironmaidenbrasil.com/site/

Wikipedia

8 comentários:

  1. essa musica é foda mostra como os caras sao chenhecedores da historia ;enfim nessa banda é foda;instrumento,vocal,em tudo;;;;;;;queria escrever mais mais tenho q sair;escrevir ainda agora mais deu erro na porra da inter;enfim sei muito da banda,gosto muito;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os caras não só são grandes conhecedores da história como também são uma parte importante dela!! hahahaha
      Tamo junto, UP THE IRONS !

      Excluir
  2. ""Credos da Igreja Cristã, que um homem chamado Jesus, cuja existência histórica é contestada""

    Esta doeu meu Pâncreas... rsrsrsrsrs. Nenhum historiador sério contesta a existência Histórica de Jesus. Podem-se questionar a teologia ensinada por ele, porém NUNCA a sua existência.
    Existe evidências demais para ser questionado (muito mais do que a Alexandre o Grande ou Sócrates, por exemplo)

    ResponderExcluir
  3. sócrates não! jogou até na seleção.

    ResponderExcluir
  4. brincadeira a parte.... Harris é sem dúvida um dos maiores nomes da história da música assim como o Maiden também o é!

    ResponderExcluir
  5. análise pessoal. não dá pra confiar. enfim, cada um acha o que deve achar, mas tem muita asneia escrita.

    ResponderExcluir
  6. Com o desfecho da música é claro que bateram em cima do cristianismo ao dizer que não lamentam aquele que morreu na cruz. Mas basear fatos como esse na história em geral é muito vago. Há verdades e também mentiras mas pra mim Cristo é real mais que qualquer um aqui. Claro que esta é minha visão e opinião e respeito à diversidade.

    ResponderExcluir